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Para-brisas: posso guiar com o vidro do carro partido?
Guiar com o para-brisas partido: sim ou não? A verdade é que pode ter consequências graves. E não estamos a falar "apenas" de uma coima.
Conduzir com o vidro da frente partido reduz a visibilidade. Portanto, aumenta o risco de acidente! Mas, quais são as consequências legais? Fica a saber tudo aqui.
Principais causas de para-brisas partido
Os vidros do carro são um fator de segurança para o condutor e os passageiros. Por esta razão, os para-brisas são constituídos por várias camadas unidas por uma cola forte. Quando sofrem um impacto, têm tendência a laminar, mas nunca a estilhaçar. Mesmo assim, uma fissura deve ser reparada o mais depressa possível.
Aqui estão os 5 tipos mais comuns de impacto e como evitá-los:
Um choque entre veículos pode quebrar o(s) vidro(s) do teu carro. O perigo para os passageiros será maior conforme a direção, a velocidade e o tipo de impacto. Procura guiar com cuidado e estar atento a tudo o que se passa na estrada;
As rodas de outros veículos podem atirar pequenas pedras, se estiveres a conduzir em zonas com obras nas estradas. Essas pedrinhas podem atingir o para-brisas do teu carro, provocando fissuras no vidro. Nessa situação, reduz a velocidade a que conduzes;
O frio extremo ou fortes mudanças de temperatura também podem ser a causa de vidros partidos. Lembra-te: nunca deites água quente no para-brisas para o descongelar: o vidro tenderá a expandir e, depois, contrair até rachar;
O granizo ou ventos muito fortes podem também partir um vidro. Fortes rajadas de vento podem exercer uma pressão tão forte sobre o para-brisas, que este chega ao ponto de partir. Em condições atmosféricas assim, procura abrigar o teu carro;
As tentativas de assalto são também responsáveis por alguns vidros do carro partidos. Para o evitar, não deixes objetos de valor à vista.
4 grandes perigos de conduzir com um vidro do carro partido
Uma fenda no para-brisas do teu carro, por mais pequena que seja, significa um risco para a tua condução. Estes são os perigos que corres:
Diminuição da proteção. Em caso de choque frontal, o para-brisas funciona como um escudo protetor. No entanto, uma fissura ou uma pequena fratura torna essa proteção muito mais frágil;
Diminuição da visibilidade. Um para-brisas partido prejudica a visibilidade durante a condução. Pode mesmo criar um ângulo morto – ou uma zona através da qual não consegues ver –, que torna mais lento o teu tempo de reação;
Risco de não funcionamento dos airbags. Estes foram concebidos para fazer ricochete no para-brisas, sem causar danos no carro. No entanto, se houver uma fissura no vidro, esta pode impedir o airbag de funcionar corretamente, não cumprindo o seu objetivo;
Risco de não funcionamento das câmaras para avisar de colisões ou ler sinais de trânsito. Os veículos equipados com este tipo de câmaras podem distorcer a sua interpretação e pôr o condutor em perigo.
Posso conduzir com um para-brisas partido?
De acordo com o Regulamento do Código da Estrada, “os para-brisas dos automóveis ligeiros e pesados são constituídos por vidros inquebráveis ou inestilhaçáveis”. À partida, esta é uma boa notícia. Mas, se um agente te mandar parar, é ele que determina se o vidro está em estado de impedir a visibilidade. Como tal, podes ter de pagar uma coima.
E não tentes resolver o assunto com invenções caseiras. Não é permitido utilizar papel de alumínio ou fita adesiva para prender o vidro ao caixilho. A solução é mesmo dirigires-te à oficina, o mais rapidamente possível, para que seja reparado ou substituído.
Coimas por conduzir com o vidro do carro partido
Não arrisques! Conduzir com um para-brisas partido ou rachado pode sair caro. Para além do risco que corres, podes ser sujeito ao pagamento de uma coima (artigo 22.º do Regulamento do Código da Estrada). Neste caso, ficas a saber que podes pagar até 249,40€.
Um carro com um para-brisas partido ou rachado pode ser apreendido pelas autoridades policiais, caso considerem que essas deficiências prejudiquem ou impeçam a visibilidade do condutor. A apreensão do carro determina que deixa de poder circular, até que o vidro esteja reparado.
Agora, percebes por que é tão importante ter um bom seguro automóvel que cubra o vidro do carro partido! Com o Seguro Auto LOGO, já sabes que um vidro partido é assunto resolvido!
A nossa dica? Espreita as opções Safe ou Max, que incluem cobertura de quebra isolada de vidros. Se escolheres a opção Topping do seguro, também podes acrescentar a cobertura de quebra isolada de vidros. Esta cobertura garante a reparação de um vidro que estala por mudança brusca da temperatura, o estilhaço de um vidro atingido por uma pedra que saltou, entre outros exemplos. Além disso, temos uma rede de locais de vistoria que cobre o território nacional (continente e ilhas), onde podes levar o teu carro para ser reparado.
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Evita o desperdício alimentar e, com o que poupar, faz um seguro para a tua casa.
Casa
Como evitar o desperdício de alimentos
Em Portugal, todos os anos são desperdiçados cerca de um milhão de toneladas de alimentos. Para evitar desperdício alimentar, damos-te 5 dicas que te vão ajudar a poupar mais.
1. Planeia as tuas refeições
Faz um plano de refeições semanal e anota todos os alimentos de que precisas. Não só evitas o desperdício como irás fazer compras mais inteligentes.
2. Consulta os prazos de validade
Ao consultar a validade, podes escolher os alimentos com um prazo mais alargado e evitar que se estraguem se tiverem datas de validade que terminem num curto espaço de tempo.
3. Organiza a despensa e o frigorífico
Organiza os alimentos por categoria e por prazo de validade, sendo que os prazos de validade mais próximos ficam à frente dos restantes. Assim, evitarás que certos produtos passem da validade.
4. Opta por congelar
Ao congelar estás a prolongar a vida útil dos alimentos e esta técnica pode, ainda, ajudar-te ao nível de organização.
5. Aproveita o que sobrou
De várias sobras de uma refeição que não servem para outra, é possível reinventar um prato. Pesquisa receitas e tenta aproveitar ao máximo os alimentos que sobraram.
Ao evitar o desperdício alimentar, estás a aumentar a tua poupança, que te será útil na hora de fazeres um seguro para a tua casa. Conhece o Seguro LOGO Casa, aqui.
Evita o desperdício alimentar e, com o que poupar, faz um seguro para a tua casa.
Conduzir no tempo frio e chuvoso do inverno aumenta, exponencialmente, o risco de sofrer um acidente. Não percas estas dicas para a manutenção adequada da tua moto ou bicicleta no inverno!
Moto
Como proteger a moto ou bicicleta no inverno?
É comum deixar a moto ou a bicicleta ao ar livre. Desta forma, ficam sujeitas ao tempo frio, à chuva e aos ventos fortes. Mantê-las protegidas durante o inverno é muito importante, pois podem danificar-se e causar acidentes de trânsito. E reparações caras também!
É comum deixar a moto ou a bicicleta ao ar livre. Desta forma, ficam sujeitas ao tempo frio, à chuva e aos ventos fortes. Mantê-las protegidas durante o inverno é muito importante, pois podem danificar-se e causar acidentes de trânsito. E reparações caras também!
Acidentes de moto e bicicleta no inverno
Ainda que, com o frio, haja a tendência para viajar menos de moto ou bicicleta, a percentagem de acidentes por causas relacionadas com o inverno é elevada. As más condições meteorológicas são um perigo extra à condução, dificultam as manobras e levam a situações complicadas.
Para os motociclistas e ciclistas, a chuva e o nevoeiro são as maiores causas de acidentes, seguidos do vento e da neve, segundo o Relatório de Sinistralidade de 2022 da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.
Conduzir no tempo frio e chuvoso do inverno aumenta, exponencialmente, o risco de sofrer um acidente. Não percas estas dicas para a manutenção adequada da tua moto ou bicicleta no inverno!
8 conselhos para protegeres a tua moto no tempo frio
Trata da limpeza – Se saíres de moto com tempo frio e húmido, pode formar-se uma camada de lama e sujidade na moto. Portanto, limpa-a antes de a guardares. Garante que a moto está completamente seca, para evitar que a água corroa o acabamento. Aplica uma camada de cera para travar a humidade e a ferrugem;
Usa um anticorrosivo – Mesmo com uma camada de cera, o sal da estrada pode danificar e corroer a moto. Para evitar isto, aconselhamos a aplicação regular de um produto anticorrosivo em spray;
Mantém a bateria carregada – O tempo frio pode afetar a capacidade de funcionamento da bateria, por isso é essencial protegeres a tua moto nas estações frias! Guarda-a num local protegido, como uma garagem. Se não a usares no inverno, investe num bom carregador de bateria para moto;
Usa anticongelante no radiador – Algo que é fácil de esquecer, mas muito importante. O uso de líquido refrigerante ou anticongelante no radiador garante que ele não congela e evita problemas desnecessários durante as baixas temperaturas do tempo frio;
Troca o óleo, antes de a guardares – O óleo sujo pode corroer o motor. Se vais guardar a moto durante os meses frios, enche o tanque com óleo limpo e de boa qualidade;
Não deixes a moto na rua – A melhor opção é encontrares um sítio fechado e protegido. Caso isso não seja possível, uma capa resistente sempre a protegerá melhor. O importante é garantir que a moto se mantenha seca e ventilada;
Levanta as rodas do chão – Sobretudo se a moto não for usada durante muito tempo. Podes fazê-lo com macacos hidráulicos. Dessa forma, as rodas não terão de suportar a pressão do peso e também evitarás furos;
Investe nos para-lamas – Essenciais para bicicleta se manter o mais seca possível no inverno. Além disso, protegem as rodas;
Usa pneus de inverno, próprios para o tempo frio e chuvoso – São muito mais resistentes aos furos e aderem melhor à estrada;
Pneus sempre cheios é importante, mesmo quando não usas a bicicleta;
Mantém a bicicleta limpa, lubrificada e em boas condições de funcionamento – Tal como a moto, o tempo frio do inverno pode afetar a bicicleta. Assim, inspeciona-a sempre que a usares (especialmente, a corrente e os travões), mantém-na limpa para evitar a corrosão e lubrifica-a semanalmente;
Se possível, guarda-a dentro de casa – O ideal é um local seco, ventilado e abrigado. Se não é possível, já sabes: usa uma boa capa feita sob medida e embrulha o selim num saco plástico para evitares que se deteriore;
Atenção aos limpa-neves! – Vives num sítio onde neva no tempo frio? Então, mantém a bicicleta longe de estradas onde passam os limpa-neves. Se a guardares na rua, deixa-a sempre no passeio e nunca na berma da estrada;
Protege-a dos furtos – Usa cadeados e correntes duplas. E nas rodas também. Personaliza a tua bicicleta para dificultar a venda e anota o número de série dela, para o caso de ser roubada.
Conduzir no tempo frio e chuvoso do inverno aumenta, exponencialmente, o risco de sofrer um acidente. Não percas estas dicas para a manutenção adequada da tua moto ou bicicleta no inverno!
Comprar moto ou scooter? Não é uma questão trivial!
Moto
Comprar moto ou scooter? Responde ao quiz e descobre!
Comprar moto ou scooter? Não é uma questão trivial! As scooters caracterizam-se pela sua leveza, agilidade e conforto de condução. São perfeitas para a mobilidade na cidade.
Por outro lado, comprar uma moto de grande cilindrada é uma decisão que responde a um certo estilo de vida, tipo de condução, necessidade de mais potência e de maior segurança.
Descobre os prós e contras de comprar mota ou scooter e não percas o quiz que preparámos para te tirar todas as dúvidas!
Comprar moto ou scooter?
A primeira coisa a fazer é comparar as características, vantagens e desvantagens entre a moto e a scooter. Vamos a isso?
Scooter: o que deves ter em consideração
Quem opta por comprar uma scooter sabe que a funcionalidade e o conforto são fundamentais. Uma scooter é perfeita para a mobilidade urbana. De facto, na cidade, quase não tem rivais. Mas quais são as vantagens de comprar uma scooter?
São rápidas e eficientes;
Perfeitas para usar diariamente;
Quase todas incluem uma transmissão automática simples;
Oarranque é rápido;
Excelentes para viagens curtas, como ir para o trabalho, universidade ou fazer recados;
Afacilidade de condução é um dos pontos fortes;
O lugar do passageiro é confortável.
Espaço de bagagem amplo
A maioria dos modelos tem um bom espaço sob o assento, onde podes guardar os capacetes, pequenas malas ou o sistema antirroubo do veículo.
Manutenção mais barata
Embora dependa do modelo que escolheres, no desenvolvimento da scooter, tende-se a priorizar a funcionalidade sobre o design. Por exemplo, a transmissão (seja correia ou corrente) e o motor são preparados para condições urbanas mais intensas. Assim, os componentes costumam ser mais baratos e duram mais.
São menos poluentes e há scooters 100% elétricas
As scooters costumam ser menos poluentes, pelo que podes reduzir a tua pegada de carbono, optando por este tipo de veículo.
Entre comprar moto ou scooter, quais as desvantagens das scooters?
As scooters têm características que podes considerar menos vantajosas:
A sua aerodinâmica não está preparada para enfrentar condições de grande velocidade, por isso a sua estabilidade pode ficar comprometida;
Não têm grande potência;
Não devem ser conduzidas em estradas mal pavimentadas ou superfícies sujas. Os pneus podem derrapar com facilidade e originar um acidente.
Moto: o que deves ter em consideração?
Se entre comprar uma moto ou scooter estás mais inclinado para a moto, é importante que conheças as suas vantagens:
Mais estabilidade. A segurança de uma moto é muito maior. Por um lado, os travões são mais precisos e potentes. Além disso, a carroçaria é projetada para obter melhor desempenho a altas velocidades;
Um veículo muito versátil. Muitos modelos de motos de estrada são ideais para escapadelas. Ao contrário da scooter, com a moto podes descobrir novos destinos e viver experiências emocionantes – mas sem nunca esquecer que a segurança deve vir, sempre, em em primeiro lugar;
A moto corresponde a um estilo próprio. Comprar uma moto é mais do que comprar um veículo. Uma moto corresponde a um estilo de vida.
Entre comprar moto ou scooter, quais as desvantagens das motos?
Se optares por uma moto, em princípio o investimento será maior;
Dependendo do modelo que escolheres, as reparações e substituições também poderão ser mais caras;
A capacidade de armazenamento é inferior à de uma scooter;
Demora mais tempo a aprender a dominar uma moto do que uma scooter;
É comum sujar a roupa com o óleo da corrente.
Quer optes por comprar moto ou scooter, deves ter um seguro que se adapte às tuas necessidades e à tua mobilidade.
Na LOGO, podes simular, comprar e pagar o Seguro Moto de forma totalmente online. De que estás à espera? Arranca em direção a esta proteção que também te permite escolher entre três opções de capital de responsabilidade civil.
Quiz: Tira Teimas!
Ainda não decidiste? Não te preocupes. Responde a este quiz e esclarece as tuas dúvidas!
Comprar moto ou scooter? Não é uma questão trivial!
Não te precipites, nem te deixes levar pelo impulso na hora de comprar uma moto usada
Moto
5 perguntas a fazer antes de comprares uma moto usada
Se estás a pensar em comprar uma moto usada, sabes que não faltam sítios onde procurar. Desde a Internet, em sites próprios ou generalistas, às redes sociais e às próprias marcas, multiplicam-se as opções. No entanto, não te precipites, nem te deixes levar pelo impulso!
É claro que a compra de uma moto pode ter um lado emocional. E também é essencial que te sintas confortável com o modelo, o estilo e o modo de condução que a moto te dará. Mas comprar uma moto usada requer muitos cuidados semelhantes aos que devemos ter, na escolha de um carro usado.
Além disso, esta pode ser uma companhia agradável por muitos anos: para isso, não deixes de fazer estas 5 perguntas:
Parece uma moto usada boa de mais para ser verdade? Desconfia das pechinchas. Geralmente, os vendedores particulares conseguem baixar mais o preço, ao passo que o representante oficial de uma marca te dá mais garantia e segurança. A não ser que conheças alguém interessado em vender, claro. Seja de quem for, deves ficar com informação sobre a manutenção feita e a existência, ou não, de acidentes, roubos e necessidade de substituição de peças.
Qual o uso que queres dar à moto? Limita o leque de escolhas. Existe uma longa lista de gamas e modelos de motos, mas, seguramente, só um ou dois fazem sentido para ti. Pondera bem as características importantes a ter em conta e define o tipo ideal de moto usada a procurar, para seres mais objetivo na seleção.
Quilómetros "à martelada"? Nem tudo se resume ao número de quilómetros. Tal como nos carros, estes podem até ser falsificados. O importante é perceber se a moto usada que estás a pensar comprar foi bem cuidada. Para isso, o ideal é levares a moto a um mecânico de confiança, que faça uma boa revisão. Ele pode aconselhar-te sobre o estado dos pneus, travões, filtros, etc.
A moto usada tem os documentos em dia? Estes são essenciais para poderes circular e, no caso de se tratar de um vendedor particular, são uma boa forma de perceberes se o proprietário é cuidadoso. Em Portugal, é necessário ter o Documento Único Automóvel (DUA). Também é obrigatório ter seguro com cobertura de responsabilidade civil, como no caso do Seguro LOGO Moto e, ainda, um comprovativo do pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC). Não te esqueças de que a partir dos 4 anos após a data da primeira matrícula, as motos estão sujeitas a inspeção periódica obrigatória (IPO), com exceção de alguns modelos. Este registo também te vai ser útil.
Sabes que as alterações aos modelos de origem devem obedecer a normas? Atenção às motos personalizadas ou alteradas: podem ser multadas, se as alterações não estiverem em conformidade com as normas estabelecidas pelas autoridades de trânsito. Qualquer alteração às características técnicas da moto, como a potência do motor, o sistema de escape, os pneus, a iluminação ou o sistema de travagem, tem de ser reconhecida e aprovada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), antes de ser instalada na moto, para garantir a segurança e evitar multas.
Antes de ires a correr comprar uma moto usada, pondera bem estas 5 questões. E trata logo, logo e online do teu Seguro LOGO Moto, para poderes aproveitar ao máximo a tua moto nova!
Não te precipites, nem te deixes levar pelo impulso na hora de comprar uma moto usada