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Para-brisas: posso guiar com o vidro do carro partido?
Guiar com o para-brisas partido: sim ou não? A verdade é que pode ter consequências graves. E não estamos a falar "apenas" de uma coima.
Conduzir com o vidro da frente partido reduz a visibilidade. Portanto, aumenta o risco de acidente! Mas, quais são as consequências legais? Fica a saber tudo aqui.
Principais causas de para-brisas partido
Os vidros do carro são um fator de segurança para o condutor e os passageiros. Por esta razão, os para-brisas são constituídos por várias camadas unidas por uma cola forte. Quando sofrem um impacto, têm tendência a laminar, mas nunca a estilhaçar. Mesmo assim, uma fissura deve ser reparada o mais depressa possível.
Aqui estão os 5 tipos mais comuns de impacto e como evitá-los:
Um choque entre veículos pode quebrar o(s) vidro(s) do teu carro. O perigo para os passageiros será maior conforme a direção, a velocidade e o tipo de impacto. Procura guiar com cuidado e estar atento a tudo o que se passa na estrada;
As rodas de outros veículos podem atirar pequenas pedras, se estiveres a conduzir em zonas com obras nas estradas. Essas pedrinhas podem atingir o para-brisas do teu carro, provocando fissuras no vidro. Nessa situação, reduz a velocidade a que conduzes;
O frio extremo ou fortes mudanças de temperatura também podem ser a causa de vidros partidos. Lembra-te: nunca deites água quente no para-brisas para o descongelar: o vidro tenderá a expandir e, depois, contrair até rachar;
O granizo ou ventos muito fortes podem também partir um vidro. Fortes rajadas de vento podem exercer uma pressão tão forte sobre o para-brisas, que este chega ao ponto de partir. Em condições atmosféricas assim, procura abrigar o teu carro;
As tentativas de assalto são também responsáveis por alguns vidros do carro partidos. Para o evitar, não deixes objetos de valor à vista.
4 grandes perigos de conduzir com um vidro do carro partido
Uma fenda no para-brisas do teu carro, por mais pequena que seja, significa um risco para a tua condução. Estes são os perigos que corres:
Diminuição da proteção. Em caso de choque frontal, o para-brisas funciona como um escudo protetor. No entanto, uma fissura ou uma pequena fratura torna essa proteção muito mais frágil;
Diminuição da visibilidade. Um para-brisas partido prejudica a visibilidade durante a condução. Pode mesmo criar um ângulo morto – ou uma zona através da qual não consegues ver –, que torna mais lento o teu tempo de reação;
Risco de não funcionamento dos airbags. Estes foram concebidos para fazer ricochete no para-brisas, sem causar danos no carro. No entanto, se houver uma fissura no vidro, esta pode impedir o airbag de funcionar corretamente, não cumprindo o seu objetivo;
Risco de não funcionamento das câmaras para avisar de colisões ou ler sinais de trânsito. Os veículos equipados com este tipo de câmaras podem distorcer a sua interpretação e pôr o condutor em perigo.
Posso conduzir com um para-brisas partido?
De acordo com o Regulamento do Código da Estrada, “os para-brisas dos automóveis ligeiros e pesados são constituídos por vidros inquebráveis ou inestilhaçáveis”. À partida, esta é uma boa notícia. Mas, se um agente te mandar parar, é ele que determina se o vidro está em estado de impedir a visibilidade. Como tal, podes ter de pagar uma coima.
E não tentes resolver o assunto com invenções caseiras. Não é permitido utilizar papel de alumínio ou fita adesiva para prender o vidro ao caixilho. A solução é mesmo dirigires-te à oficina, o mais rapidamente possível, para que seja reparado ou substituído.
Coimas por conduzir com o vidro do carro partido
Não arrisques! Conduzir com um para-brisas partido ou rachado pode sair caro. Para além do risco que corres, podes ser sujeito ao pagamento de uma coima (artigo 22.º do Regulamento do Código da Estrada). Neste caso, ficas a saber que podes pagar até 249,40€.
Um carro com um para-brisas partido ou rachado pode ser apreendido pelas autoridades policiais, caso considerem que essas deficiências prejudiquem ou impeçam a visibilidade do condutor. A apreensão do carro determina que deixa de poder circular, até que o vidro esteja reparado.
Agora, percebes por que é tão importante ter um bom seguro automóvel que cubra o vidro do carro partido! Com o Seguro Auto LOGO, já sabes que um vidro partido é assunto resolvido!
A nossa dica? Espreita as opções Safe ou Max, que incluem cobertura de quebra isolada de vidros. Se escolheres a opção Topping do seguro, também podes acrescentar a cobertura de quebra isolada de vidros. Esta cobertura garante a reparação de um vidro que estala por mudança brusca da temperatura, o estilhaço de um vidro atingido por uma pedra que saltou, entre outros exemplos. Além disso, temos uma rede de locais de vistoria que cobre o território nacional (continente e ilhas), onde podes levar o teu carro para ser reparado.
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O meu carro elétrico é seguro?
É natural que queiras ter a certeza de que podes conduzir em segurança um carro elétrico. Afinal, é um tipo de veículo ainda muito recente.
Fica descansado – tecnologia de segurança é algo que não falta a estes automóveis!
Se tens um carro elétrico ou pensaste em comprar um, de certeza que já te preocupaste com algum destes aspetos. Sabe então que, depois destas linhas, não te vão restar dúvidas:
Incêndio – A possibilidade de um incêndio costuma causar preocupação, pelo risco de combustão. É verdade que a bateria de um carro elétrico é altamente inflamável e, portanto, há quem se pergunte se é possível conduzir em segurança este tipo de automóvel. Mas estas baterias já existem em milhões de aparelhos a que estamos muito habituados, como telemóveis e computadores portáteis – e, nestes casos, os incêndios são muito raros. Possivelmente, até vais ficar espantado por saber que o risco de explosão ou incêndio é menor no carro elétrico do que no carro a gasolina.
Choque ou colisão – O carro elétrico está preparado para estas situações e conta com dispositivos de segurança que isolam a bateria imediatamente. Os sensores cortam a eletricidade, eliminando o perigo.
Carregar a bateria à chuva – Sempre aprendemos que não se deve misturar água e eletricidade. Mas também aqui a tecnologia é brilhante: a ficha e a tomada que carregam a bateria são cuidadosamente desenhadas, garantindo que não há gota de água ou pedacinho de sujidade que entrem. Os postos de carregamento também foram criados atendendo a estas preocupações. Assim, mesmo em piores condições meteorológicas, sabes que podes conduzir o teu carro elétrico em segurança.
É claro que estes automóveis também precisam da manutenção adequada. Por isso, deves ter a certeza de que estás a par das instruções do manual do teu carro elétrico. Podes também falar com alguém especialista neste assunto, como um mecânico de confiança que seja experiente nestes veículos.
Não te esqueças de que, em qualquer caso, o Seguro Auto da LOGO está só a uns cliques de distância, com a maior das simplicidades – podes tratar de tudo online e em minutos.
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6 dicas para evitares avarias no carro
Evitar as avarias mais comuns num carro é muito mais simples do que resolvê-las. Além disso, faz-te poupar tempo e dinheiro. Para não falar das dores de cabeça, claro.
Segue estas nossas 6 dicas e tudo será bem mais simples!
Ao ligares o carro, confirma os ponteiros e as luzes no painel. Ao tornares esta checklist num hábito, garantes que não surgem surpresas desagradáveis. Ao mesmo tempo, estás a fazer uma manutenção preventiva, que é o ideal!
Descobre tudo o que deves verificar com frequência, antes de uma viagem mais longa:
A temperatura – o aquecimento exagerado do motor é um risco que não vale a pena correres. Se o ponteiro da temperatura chegar ao vermelho, leva o carro imediatamente à oficina.
O nível do combustível – ficar sem combustível é também algo que pode sair muito caro, além de trabalhoso. Procura ter o depósito sempre com alguma folga, sobretudo se fizeres viagens mais longas. Deves contar com um imprevisto, como um posto de abastecimento fora de serviço.
Os pneus – deves garantir que a pressão de ar está correta e de acordo com o indicado pela marca (confere na porta do carro ou no manual de instruções). Também deves ver o aspeto dos pneus, pois podem estar muito desgastados ou “carecas”, com bolhas ou partes irregulares. Com o tempo muito quente, não esqueças esta dica.
As luzes no painel de bordo – as luzes de alerta são sempre amarelas ou vermelhas. As primeiras significam que algo não está a funcionar bem, mas que podes conduzir até à oficina. No entanto, se vires uma luz vermelha, é sinal de que deves chamar o reboque ou a assistência e não usar o carro. Claro que, se tens o Seguro Auto da LOGO, já sabes que contas com uma assistência em viagem que te permite acompanhar o trajeto do reboque, em tempo real.
O consumo de combustível – no painel de controlo, podes ir acompanhando a média de consumo de combustível do teu carro. Aconselha-te junto de alguém que perceba do assunto e que seja de confiança, acerca dos limites aceitáveis. Se o consumo for excessivo, algo não está a funcionar corretamente, pelo que deves levar o carro à oficina.
O agendamento de uma revisão mecânica regular – escolhe um mecânico de confiança e marca pequenas inspeções. Tem sempre o cuidado de lhe comunicar algum ruído fora normal, solavancos ou falhas do carro ao pegar, ou outros aspetos que te chamem a atenção.
Ainda que tenhas todos estes cuidados, o Seguro Auto da LOGO será sempre um dos teus melhores amigos! Em menos de 3 minutos e em apenas alguns cliques online, tens uma solução simples e segura à mão. Simplifica e aproveita a estrada.
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Usaste o combustível errado? Descobre o que deves fazer
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Abasteceste com o combustível errado? Descobre como resolver
Pôr gasolina num carro a gasóleo pode ser um engano relativamente fácil de acontecer. Já o inverso é praticamente impossível, uma vez que a agulheta do gasóleo não cabe na abertura de um depósito de gasolina.
Se te enganaste, tudo se resolve! O importante é que reajas com calma.
Qual destas situações te aconteceu?
1. Erraste na escolha do combustível, mas ainda estás a abastecer?
Neste caso, interrompe imediatamente o abastecimento e verifica:
Quantos litros de combustível errado já puseste no depósito. No caso de não teres ultrapassado 10% da sua capacidade, passa já ao combustível certo. Os depósitos mais comuns são de 50 litros, o que significa que estamos a falar de 5 litros. O combustível certo diluirá o anterior, não acarretando danos nem custos.
Se já ultrapassaste 10% da capacidade do depósito. Se sim, mantém o motor desligado e tira a chave da ignição. Não te esqueças de avisar os colaboradores do posto de abastecimento, explicando o que aconteceu. O depósito do veículo vai necessitar de uma limpeza total por sucção/aspiração, e essa operação será mais fácil e barata se o motor não tiver funcionado com o combustível errado.
Em casos como este, o seguro Auto da LOGO dá-te exatamente a solução de que precisas e está à distância de meia dúzia de cliques.
2. Deste conta do erro, já com o motor a funcionar?
Se já ligaste o motor ou estás em andamento, é natural que o teu carro já tenha dado sinais de alarme, começando a falhar ou deixando de funcionar. Em qualquer dos casos, é essencial parar, desligar o motor e não voltar a ligá-lo.
O azar aconteceu? Os amigos servem mesmo para as ocasiões! Com o seguro Auto da LOGO, a solução é online, simples, cómoda e sobretudo eficaz.
Lembra-te: crucial é mesmo evitar reparações mais dispendiosas e assegurar que o teu carro fica como se nada tivesse acontecido. Com os cuidados certos e a LOGO a teu lado, uma limpeza especializada do motor livra-te de novos prejuízos e torna desnecessária a troca de peças, como filtros e injetores. Quem te avisa, teu amigo é!
Usaste o combustível errado? Descobre o que deves fazer
Apanhaste um lençol de água na estrada? Sabe como deves reagir
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Lençol de água na estrada? O que fazer se estiveres a guiar
Os lençóis de água são comuns na estrada, sobretudo com chuva forte, quando a água não escoa.
Mesmo uma fina camada de água cria, facilmente, uma barreira entre os pneus e a estrada. Ao perderem a aderência, os pneus tornam-se verdadeiros patins em gelo. Daí que também se chame a este efeito aquaplaning, aquaplanagem ou hidroplanagem.
Tantas formas diferentes de dizer a mesma coisa? Sim, e é algo bastante perigoso, visto que podes perder o controlo da direção.
O que nunca deves fazer:
Travar de repente ou acelerar fundo. A regra é segurar bem no volante, de modo a não perder a direção. Embora a experiência possa ser assustadora, o efeito de aquaplaning não dura mais do que uns segundos, por isso respira fundo e mantém-te firme.
Como podes prevenir:
Assegura-te, com frequência, de que os pneus estão em bom estado e com a pressão adequada. Pneus gastos ou com a pressão incorreta aumentam a possibilidade de entrar em aquaplaning.
Reduzir a velocidade é também muito importante, bem como evitar zonas da estrada mais encharcadas e manter a distância de segurança face aos outros veículos.
Mas, claro, melhor mesmo é garantires que tens a opção mais cómoda e segura do teu lado, para o caso de a sorte não ajudar: o seguro Auto da LOGO e o seguro Moto da LOGO são fiáveis e tão simples, que podes fazer uma simulação totalmente online, em menos de três minutos!
Achas que compensa arriscar? Evita as surpresas com opções seguras e económicas. Simula, adere e simplifica!
Apanhaste um lençol de água na estrada? Sabe como deves reagir