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Para-brisas: posso guiar com o vidro do carro partido?
Guiar com o para-brisas partido: sim ou não? A verdade é que pode ter consequências graves. E não estamos a falar "apenas" de uma coima.
Conduzir com o vidro da frente partido reduz a visibilidade. Portanto, aumenta o risco de acidente! Mas, quais são as consequências legais? Fica a saber tudo aqui.
Principais causas de para-brisas partido
Os vidros do carro são um fator de segurança para o condutor e os passageiros. Por esta razão, os para-brisas são constituídos por várias camadas unidas por uma cola forte. Quando sofrem um impacto, têm tendência a laminar, mas nunca a estilhaçar. Mesmo assim, uma fissura deve ser reparada o mais depressa possível.
Aqui estão os 5 tipos mais comuns de impacto e como evitá-los:
Um choque entre veículos pode quebrar o(s) vidro(s) do teu carro. O perigo para os passageiros será maior conforme a direção, a velocidade e o tipo de impacto. Procura guiar com cuidado e estar atento a tudo o que se passa na estrada;
As rodas de outros veículos podem atirar pequenas pedras, se estiveres a conduzir em zonas com obras nas estradas. Essas pedrinhas podem atingir o para-brisas do teu carro, provocando fissuras no vidro. Nessa situação, reduz a velocidade a que conduzes;
O frio extremo ou fortes mudanças de temperatura também podem ser a causa de vidros partidos. Lembra-te: nunca deites água quente no para-brisas para o descongelar: o vidro tenderá a expandir e, depois, contrair até rachar;
O granizo ou ventos muito fortes podem também partir um vidro. Fortes rajadas de vento podem exercer uma pressão tão forte sobre o para-brisas, que este chega ao ponto de partir. Em condições atmosféricas assim, procura abrigar o teu carro;
As tentativas de assalto são também responsáveis por alguns vidros do carro partidos. Para o evitar, não deixes objetos de valor à vista.
4 grandes perigos de conduzir com um vidro do carro partido
Uma fenda no para-brisas do teu carro, por mais pequena que seja, significa um risco para a tua condução. Estes são os perigos que corres:
Diminuição da proteção. Em caso de choque frontal, o para-brisas funciona como um escudo protetor. No entanto, uma fissura ou uma pequena fratura torna essa proteção muito mais frágil;
Diminuição da visibilidade. Um para-brisas partido prejudica a visibilidade durante a condução. Pode mesmo criar um ângulo morto – ou uma zona através da qual não consegues ver –, que torna mais lento o teu tempo de reação;
Risco de não funcionamento dos airbags. Estes foram concebidos para fazer ricochete no para-brisas, sem causar danos no carro. No entanto, se houver uma fissura no vidro, esta pode impedir o airbag de funcionar corretamente, não cumprindo o seu objetivo;
Risco de não funcionamento das câmaras para avisar de colisões ou ler sinais de trânsito. Os veículos equipados com este tipo de câmaras podem distorcer a sua interpretação e pôr o condutor em perigo.
Posso conduzir com um para-brisas partido?
De acordo com o Regulamento do Código da Estrada, “os para-brisas dos automóveis ligeiros e pesados são constituídos por vidros inquebráveis ou inestilhaçáveis”. À partida, esta é uma boa notícia. Mas, se um agente te mandar parar, é ele que determina se o vidro está em estado de impedir a visibilidade. Como tal, podes ter de pagar uma coima.
E não tentes resolver o assunto com invenções caseiras. Não é permitido utilizar papel de alumínio ou fita adesiva para prender o vidro ao caixilho. A solução é mesmo dirigires-te à oficina, o mais rapidamente possível, para que seja reparado ou substituído.
Coimas por conduzir com o vidro do carro partido
Não arrisques! Conduzir com um para-brisas partido ou rachado pode sair caro. Para além do risco que corres, podes ser sujeito ao pagamento de uma coima (artigo 22.º do Regulamento do Código da Estrada). Neste caso, ficas a saber que podes pagar até 249,40€.
Um carro com um para-brisas partido ou rachado pode ser apreendido pelas autoridades policiais, caso considerem que essas deficiências prejudiquem ou impeçam a visibilidade do condutor. A apreensão do carro determina que deixa de poder circular, até que o vidro esteja reparado.
Agora, percebes por que é tão importante ter um bom seguro automóvel que cubra o vidro do carro partido! Com o Seguro Auto LOGO, já sabes que um vidro partido é assunto resolvido!
A nossa dica? Espreita as opções Safe ou Max, que incluem cobertura de quebra isolada de vidros. Se escolheres a opção Topping do seguro, também podes acrescentar a cobertura de quebra isolada de vidros. Esta cobertura garante a reparação de um vidro que estala por mudança brusca da temperatura, o estilhaço de um vidro atingido por uma pedra que saltou, entre outros exemplos. Além disso, temos uma rede de locais de vistoria que cobre o território nacional (continente e ilhas), onde podes levar o teu carro para ser reparado.
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Limpeza de carro: guia para interior e exterior
A limpeza interior ou exterior de um carro é algo essencial. Ter o carro limpo dá-lhe ótimo aspeto, além de o proteger e ajudar a preservar. Se queres poupar esforços e custos, segue estes passos abaixo.
Limpeza exterior do carro
1. Começa por enxaguar o carro com uma mangueira, para o libertar do pó e de outra sujidade mais solta;
2. Avança, depois, para a limpeza das rodas e dos pneus. Estes libertam, geralmente, muita sujidade, que se estende às zonas em redor. Por isso, não te esqueças deste passo – esta limpeza prolonga a vida dos travões.
Para isto, precisas de:
1 esponja de espuma grande
1 escova de dentes velha
2 baldes de água
1 produto de limpeza especializado para jantes. Aplica o produto de limpeza em cada roda e deixa atuar durante uns minutos. Utiliza a esponja para esfregar cada pneu, de cima para baixo, e a escova de dentes para as zonas mais pequenas e de difícil acesso;
3. É a vez dasjanelas e do para-brisas.
Deves limpar em movimentos circulares, utilizando:
1 produto especial para vidros de automóveis (os produtos domésticos podem estragar os vedantes de borracha)
panos ou toalhas de microfibras;
4. Para que o carro fique como novo por fora, falta acabar de o lavar com uma esponja, água e um champô especial para automóveis. Não facilites, pois soluções caseiras podem danificar a pintura. Termina, passando o carro por água, novamente.
Limpeza interior do carro
1. Retira todos os tapetes e esvazia o carro de objetos soltos e lixo;
2. Limpa o painel de instrumentos, o volante e as guarnições dos vidros, com um pano húmido e água morna;
3. Limpa o interior das janelas, com o produto especial para vidros de automóveis;
4. Aspira, cuidadosamente, todo o interior do carro e os tapetes;
5. Termina com um toque de magia: lava os tapetes com um detergente neutro e água abundante e deixa-os secar bem.
Os velhos truques? De certeza que já os conheces: ter toalhitas de limpeza e sacos de plástico, no porta-luvas, ajuda a evitar a acumulação de sujidade e lixo.
E, claro, se quiseres garantir uma proteção descomplicada para o teu carro, nada como contares com o Seguro Auto LOGO: tudo à mão e à distância de alguns cliques!
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Conduzir um carro emprestado – Tudo o que deves saber
Alguém próximo de ti precisa de um carro emprestado? Aceitar esse pedido é um grande gesto de confiança! Nunca te esqueças de que a responsabilidade, por algo que aconteça, é tua.
Em caso de acidente com culpa, não interessa se o carro é emprestado e não estavas ao volante. Lembra-te sempre do seguinte:
Um seguro contra terceiros ou de responsabilidade civil cobre apenas o que o próprio nome indica: a responsabilidade civil obrigatória por danos provocados a outros. Ou seja, os danos materiais do teu carro não são cobertos pela tua seguradora. Por exemplo, se o condutor do carro emprestado provocar um acidente por estar sob o efeito de drogas ou álcool, a seguradora não paga os prejuízos;
Serás tu a assumir o aumento do custo anual do seguro, pois és o tomador do seguro, ou seja, a pessoa em nome de quem está feito o seguro;
A ti, cabe apenas exigir uma compensação ao condutor do carro emprestado. O máximo que podes fazer é reclamar junto dessa pessoa, para que assuma a responsabilidade civil.
Carro emprestado com regularidade?
Deves verificar sempre se o teu contrato de seguro te identifica a ti como condutor habitual do carro. No caso de emprestares regularmente o carro à mesma pessoa, é importante registares essa pessoa como condutor habitual, cabendo a ti o título de tomador de seguro. Dessa forma, evitas um aumento do valor anual do seguro, por acidente com um condutor não identificado.
Se se tratar de um condutor jovem ou inexperiente, podes ter de pagar um valor adicional. E, atenção, pois em alguns casos esse valor pode chegar a atingir os 50%!
Seguros e carros emprestados
Sabias que emprestar o carro pode implicar uma penalização no teu seguro? A maioria dos contratos prevê um aumento da franquia a pagar (ou mesmo uma redução da indemnização), em caso de acidente, se:
o condutor não identificado no contrato tiver menos de 2 anos de carta de condução;
o condutor não identificado no contrato tiver menos de 21 anos (por vezes, menos de 25);
o condutor não identificado no contrato não tiver historial de seguro.
Mesmo com cuidados extra, nada como contares com o Seguro Automóvel da LOGO. Simula já em 3 minutos e arranca para as tuas viagens, com o "pendura" que te protege e ajuda a descomplicar as surpresas menos agradáveis.
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Kit de emergência: 27 coisas que tens de ter no carro
O teu carro está preparado para o que der e vier? Seja para viagens com ou sem destino, não vais querer perder tempo por causa de avarias ou imprevistos. Fica a saber o que tens de ter contigo, no teu kit de emergência para o carro:
Documentos e afins que fazem parte do kit de emergência
1. Cartão do cidadão;
2. Carta de condução;
3. Documento Único Automóvel ou livrete e registo de propriedade (para os carros mais antigos);
4. Comprovativo do seguro;
5. Comprovativo da inspeção automóvel obrigatória;
6. Declaração Amigável de Acidente Automóvel (apesar da versão eletrónica, com a versão em papel, não corres riscos);
7. Manual de instruções do carro.
10. Pneu sobressalente, ou kit com vedante para pneu danificado;
11. Kit de emergência básico de primeiros socorros (com tesoura, toalhitas antissépticas e pensos rápidos de tamanhos variados);
12. Garrafa de líquido de refrigeração para arrefecer o motor;
13. Lata de combustível vazia (para o caso de ficares sem combustível);
14. Cabos de bateria;
15. Extintor;
16. Martelo de emergência para vidros;
17. Canivete suíço;
18. Lanterna;
19. Lâmpada de farol (no caso de saberes mudar uma que esteja avariada);
20. Fita adesiva forte (para segurar, temporariamente, algo partido).
O kit de emergência também deve incluir
21. Carregador de telemóvel;
22. Números de emergência anotados;
23. Garrafas de água;
24. Snack não perecível;
25. Dinheiro;
26. Casaco ou manta;
27. Papel higiénico ou de cozinha.
Alguns condutores chamam a assistência em viagem por falta de combustível, ou furo num pneu. Se seguires esta lista do que deves ter no carro, tens tudo resolvido. Assim que o kit de emergência estiver completo, estás pronto para a estrada!
Se, ainda assim, algo acabar por falhar, já sabes que o Seguro Auto da LOGO te ajuda a resolver de forma simples e descomplicada. Por que esperas? Tens a app na palma da mão!
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6 dicas para cuidares do teu carro guardado
Vais de férias, ou para fora, por um período mais prolongado? Temos dicas simples para cuidar do teu carro guardado. Evita as surpresas desagradáveis no regresso e até despesas imprevistas, com estas 6 dicas:
Encontra um local adequado. De preferência um espaço privado, em sítio coberto, longe do mau tempo, da humidade, da seiva das árvores e dos passeios dos animais. O chão deve ser liso e o ideal é que também não tenha humidade. Com estes cuidados estarás a cuidar do carro.
Deixa o carro com a manutenção feita. Assegura-te de que fica com o depósito atestado de combustível, para evitar a ferrugem e a condensação acumulada. Verifica a bateria, os níveis de óleo e de água. Deixa a lavagem interior e exterior bem feitas: assim evitas maus cheiros ou algo estragado, quando regressares.
Previne problemas nos pneus. Se deixares o carro guardado por algum tempo, os pneus vão perdendo pressão, à medida que o tempo passa. Para evitar que isso se agrave, deixa-os com a pressão ligeiramente superior à recomendada. Podes também colocar macacos debaixo dos pneus, de modo a aliviar o peso sobre eles e diminuir a probabilidade de terem de ser trocados.
Alivia o travão de mão do carro. Verifica se o carro está seguro, engatado e se não se pode mover para lado nenhum. Mas não deixes o travão de mão no máximo, para aliviar a tensão. Escolhe sempre a mudança contrária à inclinação: a primeira, numa subida; marcha-atrás numa descida.
Utiliza uma capa de proteção no teu carro. No entanto, garante que a limpeza exterior do carro está bem feita, ou estarás ainda a aumentar a criação de bolor.
Opta por segurança extra. Além de manter o carro guardado fechado e trancado, se vives num prédio, já deves saber que a maior parte dos assaltos acontece a altas horas da noite, quando todos dormem. Nesse caso, opta por técnicas adicionais de segurança, como um bloqueio no volante ou desativar o sinal sem fios, caso seja possível entrar no carro sem chave.
Esta lista de verificação para protegeres o teu carro guardado é prática e simples. Mas não evita tudo. Tens o Seguro Automóvel da LOGO? Então, sabe que tens a proteção de que o teu carro precisa, à distância de simples cliques. Se não o tiveres, trata disso, logo, logo!
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