Faz a simulação e poupa na transferência do Seguro Auto para a LOGO
Auto
Para-brisas: posso guiar com o vidro do carro partido?
Guiar com o para-brisas partido: sim ou não? A verdade é que pode ter consequências graves. E não estamos a falar "apenas" de uma coima.
Conduzir com o vidro da frente partido reduz a visibilidade. Portanto, aumenta o risco de acidente! Mas, quais são as consequências legais? Fica a saber tudo aqui.
Principais causas de para-brisas partido
Os vidros do carro são um fator de segurança para o condutor e os passageiros. Por esta razão, os para-brisas são constituídos por várias camadas unidas por uma cola forte. Quando sofrem um impacto, têm tendência a laminar, mas nunca a estilhaçar. Mesmo assim, uma fissura deve ser reparada o mais depressa possível.
Aqui estão os 5 tipos mais comuns de impacto e como evitá-los:
Um choque entre veículos pode quebrar o(s) vidro(s) do teu carro. O perigo para os passageiros será maior conforme a direção, a velocidade e o tipo de impacto. Procura guiar com cuidado e estar atento a tudo o que se passa na estrada;
As rodas de outros veículos podem atirar pequenas pedras, se estiveres a conduzir em zonas com obras nas estradas. Essas pedrinhas podem atingir o para-brisas do teu carro, provocando fissuras no vidro. Nessa situação, reduz a velocidade a que conduzes;
O frio extremo ou fortes mudanças de temperatura também podem ser a causa de vidros partidos. Lembra-te: nunca deites água quente no para-brisas para o descongelar: o vidro tenderá a expandir e, depois, contrair até rachar;
O granizo ou ventos muito fortes podem também partir um vidro. Fortes rajadas de vento podem exercer uma pressão tão forte sobre o para-brisas, que este chega ao ponto de partir. Em condições atmosféricas assim, procura abrigar o teu carro;
As tentativas de assalto são também responsáveis por alguns vidros do carro partidos. Para o evitar, não deixes objetos de valor à vista.
4 grandes perigos de conduzir com um vidro do carro partido
Uma fenda no para-brisas do teu carro, por mais pequena que seja, significa um risco para a tua condução. Estes são os perigos que corres:
Diminuição da proteção. Em caso de choque frontal, o para-brisas funciona como um escudo protetor. No entanto, uma fissura ou uma pequena fratura torna essa proteção muito mais frágil;
Diminuição da visibilidade. Um para-brisas partido prejudica a visibilidade durante a condução. Pode mesmo criar um ângulo morto – ou uma zona através da qual não consegues ver –, que torna mais lento o teu tempo de reação;
Risco de não funcionamento dos airbags. Estes foram concebidos para fazer ricochete no para-brisas, sem causar danos no carro. No entanto, se houver uma fissura no vidro, esta pode impedir o airbag de funcionar corretamente, não cumprindo o seu objetivo;
Risco de não funcionamento das câmaras para avisar de colisões ou ler sinais de trânsito. Os veículos equipados com este tipo de câmaras podem distorcer a sua interpretação e pôr o condutor em perigo.
Posso conduzir com um para-brisas partido?
De acordo com o Regulamento do Código da Estrada, “os para-brisas dos automóveis ligeiros e pesados são constituídos por vidros inquebráveis ou inestilhaçáveis”. À partida, esta é uma boa notícia. Mas, se um agente te mandar parar, é ele que determina se o vidro está em estado de impedir a visibilidade. Como tal, podes ter de pagar uma coima.
E não tentes resolver o assunto com invenções caseiras. Não é permitido utilizar papel de alumínio ou fita adesiva para prender o vidro ao caixilho. A solução é mesmo dirigires-te à oficina, o mais rapidamente possível, para que seja reparado ou substituído.
Coimas por conduzir com o vidro do carro partido
Não arrisques! Conduzir com um para-brisas partido ou rachado pode sair caro. Para além do risco que corres, podes ser sujeito ao pagamento de uma coima (artigo 22.º do Regulamento do Código da Estrada). Neste caso, ficas a saber que podes pagar até 249,40€.
Um carro com um para-brisas partido ou rachado pode ser apreendido pelas autoridades policiais, caso considerem que essas deficiências prejudiquem ou impeçam a visibilidade do condutor. A apreensão do carro determina que deixa de poder circular, até que o vidro esteja reparado.
Agora, percebes por que é tão importante ter um bom seguro automóvel que cubra o vidro do carro partido! Com o Seguro Auto LOGO, já sabes que um vidro partido é assunto resolvido!
A nossa dica? Espreita as opções Safe ou Max, que incluem cobertura de quebra isolada de vidros. Se escolheres a opção Topping do seguro, também podes acrescentar a cobertura de quebra isolada de vidros. Esta cobertura garante a reparação de um vidro que estala por mudança brusca da temperatura, o estilhaço de um vidro atingido por uma pedra que saltou, entre outros exemplos. Além disso, temos uma rede de locais de vistoria que cobre o território nacional (continente e ilhas), onde podes levar o teu carro para ser reparado.
Faz a simulação e poupa na transferência do Seguro Auto para a LOGO
Volta a viver os momentos que tanto desejaste, em segurança.
Vida
Sugestões para um desconfinamento feliz
Com o abrandamento da incidência de COVID-19 em Portugal e o consequente desconfinamento, o leque de hipóteses para quem procura atividades ao ar livre aumentou.
Segue as nossas sugestões e aproveita para fazer o que antes só podias imaginar, sempre respeitando as regras e a tua segurança:
Passeia por zonas verdes
O nosso país é rico em jardins onde podes passar um bom momento, como ler um livro, ouvir música, apanhar sol e comer um gelado. Além disso, os espaços abertos são lugares recomendados para manter o distanciamento que ainda se impõe.
Faz exercício físico ao ar livre
A prática de desporto na rua continua a ser uma possibilidade saudável e aconselhada. Podes optar por uma corrida, exercícios de ginástica e alongamentos. O mais importante é que te sintas bem e saudável, física e mentalmente.
Valoriza a cultura da tua cidade
Os museus, cinemas e teatros são fundamentais para a nossa vida e já deixam saudade. Não te esqueças deles e faz uma visita segura, cumprindo todas as medidas estipuladas pela DGS.
Faz um piquenique
Pensa em estender a toalha no chão, senta-te num lugar confortável e almoça tranquilamente enquanto ouves os pássaros a cantar. Se puderes estar com quem mais gostas, ainda melhor. Há quanto tempo não fazes algo assim?
Visita a praia
Há praias belas em Portugal que merecem a tua visita, e passear à beira-mar é uma boa forma de recarregar baterias. Se tiveres oportunidade e for uma opção segura para ti, podes escolher uma esplanada e ficar a desfrutar da proximidade do mar. Não te esqueça de consultar com antecedência as regras da DGS relativas à tua zona.
Lembra-te: todas estas atividades devem ser feitas com a consciência de que os tempos que se vivem ainda obrigam a determinadas regras de segurança.
Continua a proteger-te a ti e aos teus, e conta com a LOGO ao teu lado. Conhece os nossos seguros e começa hoje a investir numa vida com menos preocupações.
Volta a viver os momentos que tanto desejaste, em segurança.
Conta com apoio personalizado para ajudar no processo de transferência.
Vida
É fácil mudar o Seguro Vida para a LOGO?
Na LOGO podes contar com apoio personalizado durante todo o processo de transferência. Estamos disponíveis para ti e ao teu lado para que seja mais fácil mudar o teu seguro de Vida para a LOGO.
Comunica sempre com o mesmo assistente
Vais ter um assistente LOGO dedicado ao teu caso desde o início para não teres que contar a tua história cada vez que precisares de apoio.
Ajudamos a responder às perguntas mais difíceis
Se fores ao banco e o gestor bancário levantar questões que fogem do teu conhecimento, podes ligar ao teu assistente logo que fará o acompanhamento telefonicamente.
Vês como é fácil? Fala connosco e muda já o teu seguro de Vida para a LOGO. Estamos disponíveis para te ajudar.
Conta com apoio personalizado para ajudar no processo de transferência.