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Para-brisas: posso guiar com o vidro do carro partido?
Guiar com o para-brisas partido: sim ou não? A verdade é que pode ter consequências graves. E não estamos a falar "apenas" de uma coima.
Conduzir com o vidro da frente partido reduz a visibilidade. Portanto, aumenta o risco de acidente! Mas, quais são as consequências legais? Fica a saber tudo aqui.
Principais causas de para-brisas partido
Os vidros do carro são um fator de segurança para o condutor e os passageiros. Por esta razão, os para-brisas são constituídos por várias camadas unidas por uma cola forte. Quando sofrem um impacto, têm tendência a laminar, mas nunca a estilhaçar. Mesmo assim, uma fissura deve ser reparada o mais depressa possível.
Aqui estão os 5 tipos mais comuns de impacto e como evitá-los:
Um choque entre veículos pode quebrar o(s) vidro(s) do teu carro. O perigo para os passageiros será maior conforme a direção, a velocidade e o tipo de impacto. Procura guiar com cuidado e estar atento a tudo o que se passa na estrada;
As rodas de outros veículos podem atirar pequenas pedras, se estiveres a conduzir em zonas com obras nas estradas. Essas pedrinhas podem atingir o para-brisas do teu carro, provocando fissuras no vidro. Nessa situação, reduz a velocidade a que conduzes;
O frio extremo ou fortes mudanças de temperatura também podem ser a causa de vidros partidos. Lembra-te: nunca deites água quente no para-brisas para o descongelar: o vidro tenderá a expandir e, depois, contrair até rachar;
O granizo ou ventos muito fortes podem também partir um vidro. Fortes rajadas de vento podem exercer uma pressão tão forte sobre o para-brisas, que este chega ao ponto de partir. Em condições atmosféricas assim, procura abrigar o teu carro;
As tentativas de assalto são também responsáveis por alguns vidros do carro partidos. Para o evitar, não deixes objetos de valor à vista.
4 grandes perigos de conduzir com um vidro do carro partido
Uma fenda no para-brisas do teu carro, por mais pequena que seja, significa um risco para a tua condução. Estes são os perigos que corres:
Diminuição da proteção. Em caso de choque frontal, o para-brisas funciona como um escudo protetor. No entanto, uma fissura ou uma pequena fratura torna essa proteção muito mais frágil;
Diminuição da visibilidade. Um para-brisas partido prejudica a visibilidade durante a condução. Pode mesmo criar um ângulo morto – ou uma zona através da qual não consegues ver –, que torna mais lento o teu tempo de reação;
Risco de não funcionamento dos airbags. Estes foram concebidos para fazer ricochete no para-brisas, sem causar danos no carro. No entanto, se houver uma fissura no vidro, esta pode impedir o airbag de funcionar corretamente, não cumprindo o seu objetivo;
Risco de não funcionamento das câmaras para avisar de colisões ou ler sinais de trânsito. Os veículos equipados com este tipo de câmaras podem distorcer a sua interpretação e pôr o condutor em perigo.
Posso conduzir com um para-brisas partido?
De acordo com o Regulamento do Código da Estrada, “os para-brisas dos automóveis ligeiros e pesados são constituídos por vidros inquebráveis ou inestilhaçáveis”. À partida, esta é uma boa notícia. Mas, se um agente te mandar parar, é ele que determina se o vidro está em estado de impedir a visibilidade. Como tal, podes ter de pagar uma coima.
E não tentes resolver o assunto com invenções caseiras. Não é permitido utilizar papel de alumínio ou fita adesiva para prender o vidro ao caixilho. A solução é mesmo dirigires-te à oficina, o mais rapidamente possível, para que seja reparado ou substituído.
Coimas por conduzir com o vidro do carro partido
Não arrisques! Conduzir com um para-brisas partido ou rachado pode sair caro. Para além do risco que corres, podes ser sujeito ao pagamento de uma coima (artigo 22.º do Regulamento do Código da Estrada). Neste caso, ficas a saber que podes pagar até 249,40€.
Um carro com um para-brisas partido ou rachado pode ser apreendido pelas autoridades policiais, caso considerem que essas deficiências prejudiquem ou impeçam a visibilidade do condutor. A apreensão do carro determina que deixa de poder circular, até que o vidro esteja reparado.
Agora, percebes por que é tão importante ter um bom seguro automóvel que cubra o vidro do carro partido! Com o Seguro Auto LOGO, já sabes que um vidro partido é assunto resolvido!
A nossa dica? Espreita as opções Safe ou Max, que incluem cobertura de quebra isolada de vidros. Se escolheres a opção Topping do seguro, também podes acrescentar a cobertura de quebra isolada de vidros. Esta cobertura garante a reparação de um vidro que estala por mudança brusca da temperatura, o estilhaço de um vidro atingido por uma pedra que saltou, entre outros exemplos. Além disso, temos uma rede de locais de vistoria que cobre o território nacional (continente e ilhas), onde podes levar o teu carro para ser reparado.
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Carro roubado ou furtado? Descobre o que deves fazer
O que separa o crime de furto e roubo é, essencialmente o recurso à violência. Um carro roubado envolve o uso da força, ameaça ou violência. Um exemplo é o car jacking.
Um carro é furtado quando é levado sem o consentimento do proprietário. O impacto que ambas as situações têm, tanto em termos psicológicos como financeiros, revela o quão importante é saber agir perante este cenário.
Independentemente de como aconteceu, o processo de comunicação do carro roubado ou furtado tem três etapas que deves seguir.
Etapa 1: Pensa: carro furtado… De certeza?
É raro, mas pode acontecer o automóvel ser mudado de sítio, sem a autorização do proprietário. Será que um familiar ou amigo tem uma chave e o mudou de lugar? Poderá ter sido rebocado por estar mal-estacionado? Ou estarás esquecido de onde o estacionaste?
Antes de passares à etapa 2, tens mesmo de ter a certeza de que se trata de um furto.
Etapa 2: Comunica às autoridades o carro roubado ou furtado
Se o teu carro foi furtado ou roubado, terás de participar o crime à polícia. Deves fazê-lo o quanto antes pois, dessa forma, aumentas a probabilidade de ser recuperado. Além disso, os carros roubados são muitas vezes usados para cometer outros crimes. Por isso, não percas tempo e avisa a polícia!
Para fazeres a participação, tens de indicar a marca/modelo do automóvel, a matrícula, o número de identificação do veículo, a cor, quaisquer características distintivas, bem como a última localização conhecida.
Depois de apresentares queixa, a polícia vai dar-te um documento comprovativo da participação. Precisas desse documento para iniciar o processo junto da seguradora, na etapa 3.
Etapa 3: Participa à seguradora
Só depois de teres o documento comprovativo de participação do furto/roubo do carro é que deves contactar a seguradora para acionares o seguro. Deverás indicar o número da apólice e o número de processo da participação à polícia.
Poderás ter de esperar cerca de 30 dias até que a seguradora te pague o valor do carro roubado/furtado, ou dos danos na sequência do roubo ou furto.
Na LOGO, este processo é fácil e pode ser feito online. Lembra-te de que apenas poderás receber uma indemnização se tiveres um seguro que também proteja o teu carro contra furto ou roubo. Na LOGO, encontras essa proteção nas opções Safe e Max. Conhece as vantagens das nossas coberturas, através do comparador.
Se souberes como proteger o carro, podes contribuir para que seja menos provável que alguém o furte ou roube. Lê estas dicas e põe-nas em prática:
Vê onde estacionas
Se estacionares o carro em locais mal iluminados e/ou com pouco movimento, é mais provável que um dia seja furtado/roubado. Se usas pouco o carro, tem o cuidado de ir mudando o sítio onde o estacionas, para que não pareça estar abandonado.
De preferência, estaciona o carro numa garagem
Uma garagem é uma boa solução para evitar que o carro seja furtado/roubado. Afinal, arrombar uma garagem é uma complicação adicional, que os ladrões de ocasião vão tentar evitar.
Utiliza uma tranca no volante
Uma tranca no volante é uma proteção adicional para evitares o furto do carro. Depois de fazeres uma pesquisa, investe numa tranca que garanta um bom nível de segurança.
Deixa a tua marca
Mandar gravar um código nos vidros mostra, ao eventual ladrão, que terá mais dificuldade em vender o carro no mercado paralelo. Além disso, aumenta as hipóteses de um carro furtado/roubado ser recuperado pela polícia.
Protege as chaves
Se o teu carro tiver um sistema de entrada sem chave, guarda-o numa bolsa de bloqueio de sinal (uma carteira anti-RFID/NFC), para evitar que os ladrões clonem o sinal à distância.
E por falar em chaves...
Nunca, mas nunca, deixes o carro aberto com as chaves lá dentro! Nem que seja por uns segundos, ou à porta de casa. Este conselho também se aplica ao carro em funcionamento. Não saias do carro com o motor a trabalhar. Basta um instante para alguém entrar e te furtar o carro. E tudo o que estiver lá dentro.
Luzes e câmaras: ação contra carro furtado ou roubado
Uma luz de segurança e uma câmara de CCTV (Closed Circuit Television) apontada para o teu carro quando está estacionado podem ser dois elementos desencorajadores para os criminosos. Além disso, servem de alerta para um eventual crime que esteja a ser cometido.
Instala um sistema de deteção por GPS
Os sistemas de deteção não impedem o furto/roubo, mas permitem ver a localização de um automóvel desaparecido. Grande parte dos carros modernos já vem com um instalado.
Estas dicas sobre como proteger o carro ajudam-te a evitar que ele seja furtado ou roubado. Ainda assim, lembra-te de que o Seguro Auto da LOGO, a partir da Opção Safe, garante os danos provocados ao carro, ou a sua perda em caso de furto/roubo, até ao limite do capital subscrito.
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Como conduzir em segurança com ventos fortes
Reunimos algumas dicas úteis que te ajudam a manter a segurança e evitar acidentes – antes, durante e no final da viagem.
Nestas condições, todos os veículos estão em risco, principalmente os de maior dimensão. Por terem mais superfície exposta ao vento, têm maior probabilidade de serem empurrados para fora da trajetória ou tombarem pela força do vento.
Reunimos algumas dicas úteis que te ajudam a manter a segurança e evitar acidentes – antes, durante e no final da viagem.
Antes de começar uma viagem com ventos fortes
Verifica se é seguro fazeres-te à estrada
Consulta as previsões meteorológicas para a zona e o itinerário previsto. Em caso de alerta de tempestade e rajadas de vento, será que precisas mesmo de viajar de carro? Lembra-te de que, à noite, a visibilidade fica muito mais reduzida. Se possível, adia a viagem até que o vento acalme ou, pelo menos, até ao regresso da luz do dia.
Verifica o carro
Garante que o carro está em condições. Confirma se os travões funcionam corretamente e que os pneus não estão “carecas” e têm a pressão certa. Se, eventualmente, tiveres de fazer uma travagem súbita, os travões e os pneus são essenciais para te agarrar à estrada. Os para-brisas dianteiro e traseiro, assim como os espelhos, devem estar limpos – a visibilidade é fundamental. E, se tiveres uma bagageira no tejadilho, retira-a antes de iniciares uma viagem com ventos fortes.
Verifica o itinerário
Verifica se o itinerário é seguro. Vais ter de passar por zonas abertas mais expostas a rajadas de vento, estradas ladeadas por árvores, pontes ou por vias muito movimentadas? Assim sendo, considera a possibilidade de seguir por outro percurso. Se ainda assim decidires viajar, não te esqueças de identificar caminhos alternativos, caso te depares com estradas cortadas ou muito vento forte.
Verifica o telemóvel
Carrega o telemóvel antes de partires, poderá fazer falta para pedires ajuda. E não te esqueças do carregador! Garante que tens gravados todos os números de emergência de que possas vir a precisar.
Conduzir na estrada com ventos fortes
Redobra a atenção
Em condições normais, observamos a estrada para identificar outros veículos, semáforos, sinais, ciclistas e peões. Mas, ao conduzires com rajadas de vento, é preciso teres em conta possíveis obstáculos e perigos causados pelas condições meteorológicas.
Assim, deves redobrar a atenção, de modo a conseguires identificar quaisquer sinais de perigo. Por exemplo, pequenos galhos e ramos na estrada ou no passeio podem ser o indício de que, mais à frente, pode haver ramos maiores ou mesmo árvores inteiras caídas.
Concentra-te na condução. Para isso, evita ouvir música ou manter conversas prolongadas.
Tem cuidado com os veículos à tua volta
Os ventos fortes são perigosos para todos os veículos, mas ainda mais para os veículos pesados e de caixa alta, incluindo autocarros, veículos com reboques, ciclistas e motociclistas. Conduz com mais precaução se te deparares com algum ao longo da tua viagem. E, se à tua frente vires veículos em dificuldades por causa do vento, abranda ou procura um local onde possas parar em segurança, até que seja possível continuares a viagem em segurança.
Reduz a velocidade
Quanto mais rápido estiveres a conduzir, mais tempo vais demorar a parar. Se houver trânsito, mantém uma distância segura dos outros veículos. É essencial teres tempo para travar em segurança, no caso de uma paragem forçada.
Mantém-te atento à direção do vento! Por exemplo, um forte vento de trás é uma força suplementar que te empurra para a frente, quando tentas travar.
Conduz com firmeza
Uma rajada de vento forte e repentina pode empurrar o teu carro para fora da trajetória, por isso, é fundamental garantir o controlo do volante. Mantém sempre as duas mãos apoiadas no volante.
Evita ultrapassar
O teu objetivo é manter uma distância segura de todos os outros veículos. Ou seja, quando conduzes com ventos fortes, evita manobras que aumentem o risco. Uma rajada de vento súbita pode alterar a trajetória do teu carro e de outros veículos. Além disso, pode empurrar objetos que tornam a estrada perigosa. Mantém uma velocidade e distância seguras e permanece na tua faixa de rodagem.
No final da viagem
Estaciona num local seguro
O facto de teres concluído a tua viagem não significa que o vento vá abrandar de repente. Portanto, o teu carro continua em risco de danos causados pela tempestade. Evita estacioná-lo perto de edifícios com materiais soltos, como toldos, telhas e placards que podem ser arrancados e arrastados pelo vento. Evita, igualmente, estacionar perto de árvores, de postes e de qualquer outra coisa que lhe possa cair em cima. Se puderes, estaciona-o numa garagem ou num local coberto.
Verifica o carro... e o teu seguro
Conduzir com ventos fortes pode resultar em danos no teu carro. Nessas situações, a LOGO pode ser a melhor amiga do teu carro e da tua carteira.
O nosso seguro Auto, nas opções Safe e Max, pode garantir a reparação de danos no teu carro, se tiveres optado pela cobertura "Fenómenos da Natureza". Se ainda não a tens, não percas tempo. Analisa o nosso comparador e trata de dar ao teu carro (e à tua carteira) a proteção merecida!
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Jovem condutor: 4 dicas práticas para ti
Acabaste de tirar a carta de condução? Já deves saber que um jovem condutor ou inexperiente tem maior probabilidade de sofrer um acidente.
Não te preocupes, temos 4 dicas essenciais que vão fazer a diferença!
Dica 1: Jovem condutor? Não te armes em acelera
Quanto maior a velocidade, maior também a probabilidade de te atrapalhares e cometeres um erro que te pode trazer muitos custos e dores de cabeça. Vai ganhando experiência – e essa só surge sem pressa!
Dica 2: Sendo jovem condutor, deixa as distrações de lado
Transportar muitos amigos, atender o telemóvel, veres-te ao espelho, mudar de música? Nem pensar!
Limita as distrações ao máximo, nos primeiros tempos. Se és um jovem condutor, põe os olhos na estrada e não te distraias. Enquanto não ganhas experiência, qualquer pequena coisa pode fazer com que não vejas a tempo um carro ou um peão que surjam de repente.
Dica 3: Conhece o ângulo morto
Não viste aquele carro a aproximar-se, pois não? Não é por acaso que o ângulo morto se chama assim. É a área que geralmente fica tapada, quando olhas pelos espelhos. Cada carro tem diferentes ângulos mortos, por isso, qualquer jovem condutor deve ter muito cuidado. Confirma bem antes de mudares de faixa ou arrancares.
Dica 4: Conhece as regras básicas da segurança do teu carro
É essencial verificares, regularmente, a segurança do teu carro e isso depende do ano de matrícula: quanto mais anos, maior a frequência com que deves fazer revisões de rotina. E não falhes as inspeções periódicas obrigatórias, esse é um erro que pode sair bem caro!
Faz-te à estrada com estas dicas, mas não te esqueças de algo essencial: um bom seguro, como o Seguro Auto da LOGO. Tudo na palma da mão, online e à distância de uns cliques!
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Acidente de carro em parque de estacionamento: quem é responsável?
Os parques de estacionamento têm, muitas vezes, passagens estreitas e mal iluminadas, o que causa acidentes. De um simples risco na porta do carro, a um acidente mais sério entre dois veículos, fica a saber quem pode ser responsável.
Parque de estacionamento público
Os parques de estacionamento públicos estão abertos à circulação, pelo que se aplica o Código da Estrada, assim como regulamentos municipais ou quaisquer outros que sejam aplicáveis. Quando transitas/circulas dentro dos parques de estacionamento, deves dar sempre prioridade a quem vem da direita e não te esqueças de usar os piscas ao mudar de direção e respeitar a sinalização existente, como, por exemplo, as passadeiras ou sinais de STOP.
Em caso de acidente entre dois veículos, aplicam-se as mesmas regras de um acidente na via pública. Os dois condutores devem preencher, em conjunto, uma declaração amigável. Este documento descreve todas as circunstâncias do acidente e os danos causados. A partir deste momento, tens de enviar a declaração amigável à tua seguradora no prazo mais curto possível, nunca superior a 8 dias.
Caso sejas considerado responsável, não te esqueças de que só serás indemnizado pelos estragos no teu carro, se o teu seguro também incluir coberturas, normalmente chamadas de cobrir danos próprios , como como “Choque, Colisão e Capotamento".
Se bateres num veículo estacionado, num parque de estacionamento público, e se o outro condutor não estiver presente, deves esperar por ele ou deixar o teu contacto direto.
Se o outro condutor não estiver presente, deves esperar por ele ou deixar o teu contacto direto.
Parque de estacionamento privado
Num parque de estacionamento privado, seja de um prédio habitacional ou empresa, aplicam-se as regras internas do condomínio ou da empresa. Podem ser definidas regras específicas, ou pode ser exigido o cumprimento do Código da Estrada.
Em caso de acidente, também é necessário preencher uma declaração amigável, especificando claramente as regras aplicáveis. A seguradora terá essa declaração em conta, para determinar responsabilidades.
Atenção: Ao saíres do parque de estacionamento privado ou público para entrar na via pública, não tens prioridade.
O responsável pelo acidente não foi identificado?
Nesse caso, segue estes passos:
Assim que te aperceberes dos estragos, tira fotografias;
Apresenta queixa à polícia, o mais rapidamente possível, por danos materiais e abandono do sinistrado. Tenta perceber no local se existiram testemunhas. Podes falar com a segurança do parque, com lojistas ali perto, com pessoas que habitualmente ali estacionam, etc.
Comunica, o acidente, à companhia de seguros, no prazo de 8 dias, a contar da data em que tiveste conhecimento do sucedido.
Só serás indemnizado se tiveres uma cobertura normalmente chamada de danos próprios, como “Choque, Colisão e Capotamento”.
Um azar como um acidente de carro, num parque de estacionamento, pode acontecer. Por isso, mais vale prevenir do que remediar. Faz uma simulação aqui. O Seguro Auto da LOGO está à distância de um simples clique. Experimenta!
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